INFORMAÇÕES
O desenvolvimento da indústria dos videojogos sofreu uma viragem acentuada em 2020, quando o battle royale baseado em sessões e uma série de outros géneros que acabaram por se tornar disciplinas de esports começaram a tornar-se populares. Nesse momento, tornou-se claro que a indústria dos videojogos nunca mais seria a mesma, mas, como sabemos, nada dura para sempre.
Já em 2021-2024, tornou-se claro que o mercado dos jogos de tiros multijogador PvP estava sobrelotado e a maioria dos projectos, mesmo de estúdios de renome, não conseguia sobreviver no mercado durante mais do que alguns meses, após os quais os criadores eram obrigados a encerrar os seus servidores. Ao mesmo tempo, os jogos para um jogador continuam a crescer em popularidade porque, ao contrário dos projectos de jogos baseados em sessões, têm espaço para uma história envolvente.
Em última análise, a tendência em 2025 é que os jogos para um jogador continuem a prevalecer. Apesar de não poderem proporcionar aos criadores tanta monetização como os projectos multijogador, também não arrastam os criadores para o fundo do poço. Assim, é possível argumentar que os jogos para um jogador terão o maior sucesso comercial nos próximos anos.
Tendências globais no mundo dos jogos de vídeo
O desenvolvimento da tecnologia permite que os criadores criem mundos e histórias verdadeiramente incríveis. No entanto, nem todos os jogos são capazes de fazer os jogadores susterem a respiração e assistirem ao desenvolvimento do enredo. No entanto, é frequente encontrar a opinião de que os jogos para um jogador já estão a perder a sua relevância e que os jogos de sessão para vários jogadores estão a tomar o seu lugar. Bem, os especialistas têm algo a dizer sobre isto.


O facto é que a política das grandes empresas, como a Sony ou a Xbox, proíbe a utilização de loot boxes nos seus jogos. Esta é, muitas vezes, a razão pela qual alguns estúdios optam pelo desenvolvimento de jogos para telemóvel, uma vez que isso dá muito mais dinheiro. Ao mesmo tempo, os jogos para telemóvel ainda não são capazes de oferecer a mesma profundidade de imersão que os jogos para consolas ou PC. Enquanto esta diferença existir, os jogadores de PC podem ter a certeza de que os seus estúdios de desenvolvimento favoritos ainda estão no ativo.

A popularidade dos jogos na nuvem: irão substituir os dispositivos físicos?
Tendo como pano de fundo o constante aumento dos requisitos técnicos nos projectos de jogos actuais, cada vez mais jogadores estão a considerar a utilização de jogos na nuvem. O facto é que esta abordagem pode reduzir significativamente o limiar de entrada e dar aos jogadores a oportunidade de desfrutarem dos seus jogos favoritos em qualquer altura. Além disso, elimina a necessidade de fazer um investimento sério na compra de uma consola ou na construção de um PC, mas, como sempre, há um senão.
Os jogos móveis estão realmente a substituir os PCs e as consolas?
A tendência de popularidade dos jogos para telemóvel não tem limites, uma vez que, atualmente, um smartphone é a ferramenta mais fácil para o entretenimento. Ao contrário dos PCs e das consolas modernas, que são soluções bastante caras, o mercado dos smartphones acessíveis pode oferecer um sistema potente por relativamente pouco dinheiro. Isto contribui para o facto de a maioria dos adolescentes passar hoje o seu tempo nos smartphones e não nas consolas, mas há também outras razões.