JOGO RESPONSÁVEL
Jogos de vídeo: Como domar os limites
Os jogos de computador podem ser muito emocionantes. Graças à utilização de gráficos de alta qualidade e de enredos engenhosos, os títulos modernos conseguem captar mais a atenção do que os livros ou mesmo os filmes. No entanto, há um outro lado da moeda neste sector que também vale a pena ter em conta.
Na maior parte dos casos, a dependência do jogo não está associada a jogos para um jogador, mas sim a MMORPGs e jogos de sessão que exigem muito tempo e não têm um final no sentido habitual. Os jogadores passam milhares de horas nestes jogos e alguns até têm dificuldade em socializar depois.
Outro aspeto do jogo são os princípios do jogo responsável. Queremos que os nossos leitores desfrutem do entretenimento informático e não que se sujeitem a ele. Para o efeito, recomendamos a todos os leitores o seguinte:
Limite o tempo que passa a jogar – o entretenimento não deve ultrapassar os limites e prejudicar a sua vida.
Atenção ao seu estado de espírito – se o jogo o pode perturbar, deve fazer uma pausa. Além disso, este género pode não ser adequado para si e deve prestar atenção a outros géneros.
Lembre-se do essencial – os jogos de computador são apenas entretenimento, uma viagem virtual concebida para diversificar a sua experiência.
Seguindo estes conselhos, pode evitar dificuldades com a dependência do jogo e continuar a desfrutar das suas viagens sem consequências negativas.